VARANDOTECA DA FAMÍLIA VULCANO

Local: São Paulo / SP  |  Ano de Conclusão: 2018  |  Fotos: Priscila Furuli

A palavra varandoteca não faz parte do nosso dicionário. Mas, foi assim que apelidei carinhosamente este projeto especial! Nada mais é do que um espaço que mistura varanda e brinquedoteca, que estimula a convivência de toda a família. Além disso, é um ambiente lúdico e acolhedor.

Os pais da Olívia já haviam me contratado para fazer o quarto dela e gostaram tanto do processo e do resultado que me pediram para alterar também o ambiente da varanda. Eles queriam aproveitar mais o espaço existente, que era pouco utilizado, para criar um ambiente para as filhas poderem brincar (na época que iniciei o projeto a mãe da Olívia havia acabado de descobrir que estava grávida novamente!). Desta forma, o espaço seria mais do que bem-vindo para as duas irmãs!

A varanda é bem comprida e é dividida em dois ambientes: uma área de refeições onde fica a mesa de jantar e a área logo em frente à sala de estar onde havia um banco de madeira, vasos de plantas e uma pérgola de madeira com outras plantas. Não havia uma integração entre os dois ambientes e a área mais utilizada era a de refeições. E todo o espaço que sobrava estava sem uso, pois os vasos de plantas ocupavam uma parte da circulação e o único banco estava isolado na outra extremidade da varanda.

Como o espaço será utilizado por crianças e adultos, a minha maior preocupação era não deixá-lo tão infantil. Nada que parecesse um parque de diversões, mas nem tão sóbrio que não atraísse as crianças. As plantas existentes ajudaram a equilibrar as cores que propus, além de darem um toque mais acolhedor para o ambiente.

Não foi necessário muita intervenção. Foi, sim, preciso organizar o que já existia e integrar os espaços. O layout e mobiliário da área de refeições permaneceu como estava, mas ganhou uma pintura super colorida na parede. Aliás, isso foi ideia da moradora e eu amei o resultado! A pintura foi feita pelo artista Marcos Ramos, conhecido por Enivo. busy board da Olívia foi fixado na parede para que ela possa se distrair enquanto os pais estão fazendo as refeições.

Os vasos grandes ganharam um novo destino: três deles foram para o sítio da família e um foi para a extremidade da varanda. Desta forma, a circulação ficou livre. Desenhei um banco baixinho para que o marceneiro pudesse executar e este móvel serve para acomodar toda a família e também para que as crianças e bebês consigam acessá-los sozinhas e não ter risco de queda. O banco existente também foi para o sítio, pois era alto e o formato em L atrapalhava o layout.

A grande sensação da varandoteca é o piso de grama artificial, que parece grama de verdade! Além de estimular a parte sensorial dos bebês e crianças, ela também é ótima para que as crianças possam ficar descalças e não ter problema com chão frio. E ainda possui estabilidade UV que evita que o sol a desbote.

A pérgola, que antes ficava no meio da varanda, foi deslocada e agora funciona como divisória entre a área de refeição e brincadeiras. Também faz a delimitação entre o piso de grama artificial e o porcelanato existente.
Desta forma, o espaço de brincadeiras ficou mais amplo e mais iluminado.

mesinha de atividades faz sucesso com a Olívia e é um ótimo modelo, pois tem regulagem de altura e também encaixe para os potinhos de lápis. O banco de monstrinho foi presente de uma amiga e acomoda mais uma criança ao redor da mesa.

A cabaninha de tecido tem formato de foguete e várias almofadas super macias para que crianças e também adultos possam se divertir! Os cestos de brinquedos são de tecidos e foram comprados em uma viagem. São práticos para acomodar os brinquedos, esconder a bagunça e estimular a organização das crianças.

Gostaram do resultado? Eu amei! A mamãe da Olívia me contou que a pequena está amando o novo espaço e tem se divertido demais. E agora com a chegada da mais nova integrante da família é que este espaço será ainda mais utilizado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s